Boa noite!!!
Então, responde a pergunta: Como você começou a trabalhar com bolos?
Existem vááárias histórias por aí, uma mais bonita que a outra, uma mais emocionante que a outra... Não só histórias de bolos, mas de mulheres que foram fazer salgados pra festa. A maioria de nós por estar desempregada e não conseguir uma recolocação profissional. Gente com necessidades e expectativas diferentes, mas objetivos iguais: aumentar na renda familiar, ajudar a criar o filho, ajudar a pagar as contas... Enfim, cuidar do financeiro com algo que podemos fazer em casa e sabemos fazer!!!
Acredito que os chefs, os formados em gastronomia, os escolados em longos cursos de cake design, sejam menor parte.
Mas o que tem de gente por aí, confeiteiras, que simplesmente se aventurou a fazer bolos festivos sem saber fazer... acredite, são muitas!
Bolo de festa, assim confeitadinho, como os que faço hoje, eu também não sabia. Mas já fazia bolos decorados com marshmallow, chocolate, pra casa mesmo. Desde nova já fazia sobremesas, doces, pães e similares. Comidas de forno e fogão vieram depois do casamento. Mas tenho minhas receitas, minhas massas, minhas preferências. Relíquias antigas, desde o tempo de vó, passadas pela mamãe...
Acredito que você tenha aquela receita só sua. O que é muito bom e gostoso de poder dizer também.
Pra você começar a fazer bolos de festa, acho que só pode ser de duas maneiras: ou você já faz um curso básico antes, ou você se instrui na rede.
Sim, na web, na internet! Essa é minha praia! Vai da sua capacidade de apreender informações, saber buscar e filtrar o que te interessa. Mas depois posso dar essas dicas, ok?
Acho horrível a pessoa que não sabe NADA de bolos e confeitaria, sair por aí pedindo ajuda porque tem uma encomenda de um bolo de 2 andares, sem ter feito nenhum bolo na vida!!!!! Não é horrível não saber, é logico que quem não sabe, pergunta! O que digo é, como você pode aceitar encomendas se você não faz bolos???? Minha amiga, meu amigo, primeiro você aprende, depois você pode dizer que aceita encomendas. Daí vem o segundo bolo, as novas situações, novos questionamentos, aprendizados e por aí vai!
Juro que fico louca com essas perguntas, fico doente mesmo quando a pessoa ainda diz que NÃO FAZ IDEIA DE COMO COMEÇAR!!!! Você não fica indignada com isso, não? EU FICO!
Antes eu fazia cupcakes e os bolos só pra casa. Recebi minha primeira encomenda profissional e meu estômago ficou doendo de nervoso, mas eu encarei e ganhei meu primeiro dinheirinho. Dias depois, a mesma pessoa me
INTIMOU pediu pra fazer o bolo do aniversário da filha dela. Oi??? Não, eu não faço bolo de festa, mas tenho uma amiga que faz..." NÃO, EU QUERO QUE VOCÊ FAÇA!" Oops... "Seu marshmallow é do ponto que eu gosto" (viciada em marshmallow!) "e seu bolo de chocolate é perfeito, molhadinho e delicioso".
A mulher acreditou em mim mais do que eu mesma!!!! Aí ela disse que queria 2 andares para 100 pessoas!!!!!!! QUASE MORRI!!!!!!! KKKKKKKKKKKKK
Enfim, tinha mais de 1 mês pra aprender tudo: quais fôrmas usar pra aquela quantidade de pessoas, como montar um bolo, como cobrar, etc, etc... Fui pra rede, é, pra internet mesmo! Perguntei a dona de uma loja aqui perto algumas coisas, mas percebi que ela não respondeu de muito boa vontade...
O fato é que aprendi muito porque soube procurar. Soube ler, interpretar e cruzar informações. Todas nós podemos fazer assim. Só depois de meses consegui um curso baratinho, mas daqueles que você só olha. Mas valeu um monte! E continuarei me instruindo, das várias maneiras possíveis, mas com esforço, sem esperar que as informações venham de mão beijada.
Você precisa buscar, ler, assistir vídeos quantas vezes forem necessárias, e só depois que você não tiver onde procurar aquela pergunta que persiste, aí sim, você pergunta. Mas faça uma pergunta fundamentada, mostre que você já tentou encontrar a resposta, que não está querendo que os outros façam por você aquilo que VOCÊ se propôs a fazer.
Então, independente da razão e de como você começou a trabalhar com bolos, esteja certa de que esse é o seu caminho, sua praia, se você foi moldada pra coisa, sabe? Por que em qualquer área de trabalho, temos que estar dispostas a aprender, e aprender é muito mais que apenas ficar perguntando por aí.
Não me xinguem, batalhei muito por tudo o que sei.
Me conte sua história!
Me chama pra comer bolo!
Um beijo.